A erva tão tipicamente paranaense tem alto teor de antioxidantes e é muito benéfica para o corpo humano.

A erva-mate é uma planta com características medicinais que apresenta um fino caule de cor cinza, folhas ovais e frutos pequenos de coloração verde ou vermelho-arroxeado. É muito consumida na América do Sul, e é usada principalmente na forma do chimarrão, ou mate, e também em forma de infusão.

Conhecida também pelo seu nome científico, a Ilex paraguariensis  concentra-se mais na região Sul do Brasil, podendo ser encontrada em casas de produtos naturais e supermercados, e também em blends em casas de chá especializadas. 

Tipos de erva-mate

Desta única planta, pelo seu processamento (colheita e secagem), pode-se obter diferentes tipos de erva-mate:

  • Erva-mate chimarrão: erva-mate fresca com granulometria mais fina e presença de outras partes do ramo. Consumida principalmente no sul do Brasil, sendo rara ou nula sua presença em outros países. 
  • Moída grossa: erva-mate fresca com granulometria mais grosseira comparado a erva-mate de chimarrão tradicional. De sabor mais leve e licor suave.
  • Cancheada: erva-mate que passa por um processo grosseiro de processamento, sendo apenas seca e triturada.
  • Pura folha: utilizada apenas a folha, fresca ou envelhecida. É amplamente consumida no Uruguai. sendo este padrão conhecido como mate gaucho ou Tipo Uruguaio.
  • Padrão Argentino: erva-mate envelhecida, com granulometria mais grosseira, contendo também partes do ramo. Notabilizada por apresentar um sabor mais forte que o chimarrão.
  • Erva-mate para tererê: possui granulometria mais grosseira, varia em seu envelhecimento conforme o local da produção. 
  • Barbaquá ou Erva de carijo: erva-mate com processo de secagem diferenciada, na qual as folhas são sapecadas utilizando um sistema de secagem tradicional denominado carijo. Atualmente é apenas produzida de forma artesanal por pequenos produtores. São utilizados a folha e também o caule e tem um sabor levemente defumado.
Fonte: agência de notícias da indústria

A erva-mate e sua saúde.

Tem na sua composição cafeína, polifenóis, ácido fólico, taninos, minerais e vitaminas A, B1, B2, C e E, entre outros, que atuam como antioxidante, diurético, estimulante, antidiabético, anticancerígeno, antibacteriano, antifúngico e também ajudam na digestão.

Benefícios

A planta possui inúmeros benefícios para a saúde, ajudando a:

  • Controlar o colesterol, pois é rica em antioxidantes e saponinas.
  • Favorece a perda de peso, pois alguns estudos indicam que retarda o esvaziamento gástrico e aumenta a sensação de saciedade.
  • Além disso, acredita-se que pode ter efeitos no tecido adiposo, controlando alguns genes relacionados com a obesidade e os marcadores inflamatórios;
  • Previne doenças crônicas, como a diabetes, já que ajuda a regular o açúcar no sangue e alguns tipos de câncer, por suas propriedas antioxidantes, que evitam o dano causado pelos radicais livres às células, além de possuir propriedades anti-inflamatórias;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e também melhora a circulação sanguínea.
  • Atua como antibacteriano, já que atua contra bactérias naturalmente encontradas na boca e responsáveis pela cárie.
  • Estimula o organismo, melhora o humor e melhora a concentração. É rica em cafeína e vitaminas do complexo B, que são importantes para o bom funcionamento do metabolismo, atua como coenzima e participa nas reações de catabolismo de nutrientes para obter energia dos alimentos que são consumidos;
Fonte: Folha de Londrina.

– Ana Carolina Delai, 2022.

Catherine Fine Teas: Love Recipe (Blend de erva-mate com maçã e canela)