REGISTRO E A PRODUÇÃO DE CHÁ NO BRASIL

Mal eu sabia que o Brasil era produtor de chá e da importância da produção de chá no Brasil. Tive que ir à China – berço mundial do chá –  para conhecer a incrível Camellia Sinensis. Tive também que ir à China, para conhecer pessoas muito especiais que me apresentaram parte deste vasto universo.


De antemão já digo que é uma experiencia única. Me deparei com um movimento lindo, cheio de história, persistência, amor, de gente batalhadora, com garra, conhecimento e que carrega no peito sua tradição.

Numa cidade no interior de São Paulo, Registro, onde se valoriza a cultura, as histórias, o olho no olho, as conexões, cheguei e passei dias de muito aprendizado. 

Lá, na capital nacional do chá, famílias tradicionais cultivam o chá há gerações com compromisso e qualidade:

AMAYA CHÁS, com mais de 80 anos de tradição, é a última e única de grande porte do segmento de chás no Brasil ;

SÍTIO SHIMADA, que trabalha com uma pequena fábrica de chás artesanais utilizando toda a técnica e expertise passada por gerações ;

YAMAMARU, ​​que vem recuperando chazais e usando o sistema agroflorestal, com chás que passam por processos artesanais e também com auxílio de máquinas.

A Rota do Chá em Registro é realmente um passeio por um outro universo: uma imersão na cultura e história do chá no Brasil, pude vivenciar de pertinho cada etapa do cultivo e produção, conhecendo os chazais, as fábricas, o dia-a-dia das famílias, e ainda pude trocar experiências que jamais serão esquecidas… 

A experiência é linda… além de conhecer de perto essa planta milenar e cheia de benefícios, conhecer e vivenciar um pedacinho da história do Brasil que se mistura à do Japão, no cotidiano de pessoas simples e com um coração gigante, que tratam o chá como merece ser tratado: com amor.

Para quem deseja saber mais sobre o chá no Brasil, conheça a ROTA DO CHÁ, que acontece todos os anos em Registro.