O último chá imperial.

Long Jing, Lung ching, ou Dragon Well tea, é uma variedade de chá verde produzido de forma artesanal e com grande maestria nas Montanhas Shifeng. Vilarejo localizado próximo ao Lago do Oeste, em uma das cidades mais lindas que conheci na China: Hangzhou, na Província de Zhejiang.

Plantação do chá.

O último dos chás imperiais, o chá verde Long Jing, é um dos mais famosos e renomados da China, e há referências a ele já no século VIII. Sua origem está relacionada a lendas locais que falam sobre um dragão que vivia no poço, e ao imperador Qianlong da Dinastia Qing, que se encantou pelo chá durante uma visita a cidade de Hangzhou, fazendo que este se tornasse um Chá Tributo ao imperador. 

Poço do dragão

O Long Jing é complexo e equilibrado, um chá de formato achatado inconfundível. É composto de um broto e duas folhas. Possui aroma vegetal muito elegante, com notas de nozes, sabor suave e uma textura muito agradável e macia ao paladar.

Seu processamento manual pelo Mestre de chá é quase uma arte: feito de habilidosos movimentos na Wok, que atribuem a este chá o formato achatado que conhecemos.

Eu já sabia que conheceria chás de altas qualidade, mas jamais conseguiria compreender tamanha complexidade. Desde a forma de cultivo até seu processamento, experienciamos a arte que faz parte do dia-a-dia desta região. Hoje posso afirmar que este é um chá que, além de sua linda história, com certeza vai ganhar seu coração e seu paladar.

Ana Delai.


Gostou desse post? Compartilhe!

E siga a gente no instagram para acompanhar mais viagens e conteúdos sobre chá.