Praia, protetor solar e muito calor. Nada pode acompanhar tão bem o verão como um bom copo de chá gelado.
Popularizado há mais de 100 anos nos Estados Unidos (onde 85% do chá consumido é com gelo), a bebida contém uma história curiosa. Confira este post feito com carinho pela equipe da Catherine Fine Teas.
1 – Foi popularizado em uma feira de arte e tecnologia
A Feira Mundial de 1904 em St. Louis, nos Estados Unidos, foi um marco em atrações públicas: mais de 200.000 pessoas compareceram apenas no primeiro dia para ver mais de 1.500 edifícios recém-construídos que abrigam avanços em arte e tecnologia.
À medida que a feira se estendia pelos meses de verão, os visitantes começaram a procurar bebidas mais refrescantes.
Um vendedor chamado Richard Blechynden solucionou suas fracas vendas de chá quente derramando a bebida sobre o gelo. Como as exposições atraíram pessoas de todo o país, a popularidade da bebida os seguiu de volta para casa.
2 – Teve as vendas beneficiadas pela Lei Seca nos Estados Unidos
Com a implementação da Lei Seca entre 1920 e 1933, o chá gelado encontrou novos defensores em bares e clubes, que precisavam saciar a sede dos clientes sem infringir a lei.
Nesta época a fabricação, transporte e venda de bebidas alcoólicas para consumo foram banidas nacionalmente, como estipulou a 18.ª emenda da Constituição dos Estados Unidos.
Em um primeiro momento, houve um grande apoio à medida, mas, depois, o comércio e consumo ilegal de bebidas tornaram-se corriqueiros, com o governo fazendo vistas grossas.
Traficantes e comerciantes ilegais, como Al Capone, em Chicago, montaram grandes esquemas que lucravam com o consumo ilegal. A medida só seria revogada no governo de Franklin Roosevelt.
3 – Chá preto: é a base principal do chá gelado por causa da guerra
Embora o chá verde tenha sido anunciado como tendo efeitos benéficos à saúde, houve um tempo em que os americanos não tinham essa opção.
Antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, o chá preto e o verde eram consumidos em quantidades quase iguais nos Estados Unidos.
Após o conflito, o chá verde proveniente da China e do Japão não era facilmente encontrado. Nesta época iniciou-se um maior consumo folhas de chá preto, pois importava-se o chá via Inglaterra (com os chás provenientes da Índia, colônia britânica até 1947 ).
4 – O maior jarro de Chá Gelado do mundo
Provando que existe de fato um recorde mundial para tudo, a cidade de Summerville na Carolina do Sul, realizou uma “Record-Smashing Tea Party” no Dia nacional do Chá Gelado (celebrado em 10 de junho nos Estados Unidos), na qual a cidade revelou um enorme jarro contendo 9.554 litros de chá gelado e quebrou o recorde com sucesso.

O enorme chá doce foi feito com 95kg de chá preto em folhas soltas e aproximadamente 770 kg de açúcar.
Até a data deste post, 01 de fevereiro de 2022, é considerado o maior do mundo e está registrado no Guinness Book.