Quem já não se encantou ao observar um lindo bule de Yixing? Você já se perguntou porque estes ” bulinhos de barro ” são tão admirados pelos amantes de chás?

O bule de Yixing foi uma das primeiras invenções de bule registradas.
Tudo começou na província de Jiangsu, pertinho de Shanghai, na China, onde encontra-se a zisha, uma argila vermelha rica em minerais, que, por seu caráter poroso, leva à oxigenação do chá preparado no bule, o que permite a intensificação do sabor e do aroma dos chás de uma forma inacreditável.
Por conta do seu processo de fabricação, os bules de barro ou argila são muito resistentes e também impermeáveis, e, pela sua porosidade, absorvem a cor e os sabores do chá nele preparado. Por isso, indica-se além da lavagem apenas com água corrente, o preparo de apenas uma variedade da bebida em cada bule, a fim de não afetar os sabores e aromas de cada chá. Com as contínuas infusões, o material do bule absorve os óleos essenciais do chá, o que confere a ele um brilho incrível.

Feitos à mão
Em sua grande maioria, são feitos à mão por artesãos muito experientes, que transformam cada bule em uma verdadeira obra de arte. Centenas de lojas de bules se alinham nas bordas das ruas movimentadas da região, que é um destino turístico popular para muitos chineses.
Geralmente, o preço dos bules Yixing depende de fatores como idade, argila, artista, estilo e métodos de produção. Os mais caros são modelados à mão usando ferramentas de madeira e bambu para manipular a argila, enquanto os mais baratos são produzidos por fundição.

No entanto, os bules Yixing representam um ritual especial e nos permitem vivenciar um hábito cultural um pouco diferente do ocidental: eles costumam ser bem pequenos, pois o chá chinês, que é preparado e servido em recipientes muito menores que os nossos, nos mostrando toda sua grandeza no paladar. E é lindo ver que, em qualquer lugar na China, é através do chá que o anfitrião demonstra as boas vindas ao seu convidado.