Os amantes do chá estão sempre preparados para novas descobertas, seja no aconchego de sua casa, seja viajando pelo mundo. De casas de chá nos Estados Unidos a cerimônias atemporais no Japão, listamos algumas destas experiências únicas com chá para os tea lovers. Embarque nesta viagem com a Catherine!
1 – Hotel Mulia Sınayan – Jacarta, Indonésia
A arte do kung-fu em um copo de chá
Se você está procurando uma experiência única para beber chá, o restaurante do Table8 do Hotel Mulia Senayan, em Jacarta, na Indonésia, deve estar na sua lista de prioridades.
O Table8 serve pratos cantoneses, bem como lanches populares e uma variedade de delícias tentadoras.
Para acompanhar seus pratos, o restaurante oferece um balcão com inúmeras opções de chás importados, de diversas províncias do China.

Peça ao atendente para lhe servir um Hua Cha (blooming tea). A bebida é servida exclusivamente por um mestre de chá, que demonstra as artes marciais do Kung Fu, despejando água quente em um copo, a partir de um bule longo feito de latão.
Aprecie todo o processo! Acompanhe a transformação de um botão desabrochando em água quente, até que se torne uma bela flor.
Neste restaurante, o Hua Cha flui livremente e sempre que estiver com o seu copo vazio, o Mestre de Chá adicionará água quente com uma nova manobra de Kung Fu.
Ceylon Tea Trails – Hatton, Sri Lanka
Considerado o primeiro resort de bangalôs de chá do mundo, este refúgio deslumbrante encontra-se nas colinas de Bogawantalawa, no centro-sul do Sri Lanka, local de origem do famoso chá do Ceilão.
Possui cinco exclusivas habitações, antes residências de plantadores de chá da era colonial. E que agora, fazem parte da renomada rede de hospedagens Relais & Châteaux.
O resort faz fronteira com as Terras Altas Centrais, Patrimônio Mundial, e todos os pontos de observação oferecem vistas panorâmicas das montanhas e dos campos de chá.
Juntamente com uma infinidade de trilhas e passeios panorâmicos, o resort também oferece uma aventura imersiva e gratuita chamada “A Experiência do Chá”.
Os hóspedes podem se divertir com o plantador de Camellia sinensis, residente do Tea Trails , que explica minuciosamente o antigo processo de fabricação do chá, conduzindo um passeio pela floresta densa para observar a colheita manual de chá.
É possível ainda, visitar a fábrica, que ainda usa maquinário tradicional para produzir o famoso chá preto da região.
O passeio termina com uma degustação de diferentes qualidades da bebida. Depois de um dia cansativo, reserve um dos tratamentos de spa à base de chá do resort.
Camellia Flower Tea Ceremony – Kyoto, Japão
Participar de uma cerimônia do chá em Kyoto, é um item obrigatório da must-do list de qualquer amante do chá: não há nada como as tramas fascinantes e intrincadas de uma cerimônia do chá japonesa, também conhecidas como Sado ou Cha-no-yu.

A cerimônia, costumeiramente misteriosa e de difícil compreensão para os turistas, é mais amigável para os viajantes do ocidente nesta casa de chá, que se localiza perto do Templo de Kiyomizu-dera, Patrimônio Mundial da UNESCO.
Os visitantes se reúnem de pernas cruzadas em um tatame da tranquila residência, enquanto um mestre do chá no quimono tradicional prepara e derrama o matcha.
Os hóspedes também podem tentar preparar uma xícara de chá eles mesmos. Quer imergir ainda mais neste ritual? Existe a opção de marcar uma cerimônia privada!
Glenburn Tea Estate – Darjeeling, Índia
A contribuição da Índia para o mundo do chá tem sido imensurável, mas esta plantação de chá de trabalho maravilhosamente situada no Himalaia permite um vislumbre gratificante desse mundo célebre.
Glenburn é uma paradisíaca fazenda de chá que fica em uma colina acima das margens do rio Rungeet, no alto do Himalaia, com vista para a poderosa cordilheira Kanchenjunga.
Fundada por uma empresa escocesa de chá em 1859, a Glenburn então passou para as mãos de uma das famílias pioneiras na plantação de chá da Índia – os Prakashes, que ao longo dos anos, passaram a ser conhecidos como “família Chaiwala “- tradução literal de “plantadores de chá “.

A história da família Chaiwala começou há mais de cem anos e está intimamente ligada à das plantações de chá na Índia. Hoje, a propriedade é administrada pela quarta geração.
A experiência em um chazal foi inspirada nas vinícolas da Europa e de outras partes do mundo, onde os visitantes observavam o processo de vinificação, e podiam experimenta-lo
A interessante experiência educativa inspirou a família a abrir suas terras aos turistas interessados em saber como uma folha de Camellia sinensis é processada e chega à sua xícara de chá.
Além da “experiência do chá”, os hóspedes podem caminhar por uma encantadora trilha, sendo este um dos poucos destinos na Índia onde você pode caminhar o dia todo e retornar ao luxo à noite.
Os passeios começam na fábrica de chá, onde você terá uma visão geral do processo de colheita, fermentação, secagem e classificação, seguido por uma degustação das variedades Glenburn preta, verde, oolong e branca e um passeio a pé ou de carro pelos campos de chá.
No Glenburn, ainda é possível desfrutar de uma massagem com óleo de chá verde Darjeeling, seguida de um banho de chá verde e vapor.